domingo, maio 27, 2007

Discoteca CRISFAL abre a 1 de Junho

Por António Barradinhas no Jornal Fonte Nova

novidades em www.crisfal.blogspot.com

Depois de uma série de percalços que impediram a abertura das suas portas mais cedo, a discoteca Crisfal vai ser inaugurada já no dia 1 do próximo mês. Com duas pistas, três bares e vários espaços de convívio e dança, o antigo Cine Teatro da Avenida George Robinson vai ainda ter um dos seus espaços a funcionar durante o dia como Café.

Será por volta das 23h30 de dia 1 de Junho que o Crisfal vai voltar a abrir as suas portas ao público. Totalmente remodelado no seu interior e adaptado à sua nova funcionalidade, o edifício que anteriormente albergava um Cine Teatro aparece agora como Discoteca e Café. Uma discoteca para "as quintas, sextas e sábados" e um Café para rentabilizar o espaço diariamente.
Vislumbrando um pouco as alterações sofridas naquele edifício, no local onde anteriormente estava a plateia impera agora a enorme pista de dança com dois bares paralelos a servi-la. É no piso do rés-do-chão que está localizada a discoteca e aquele que é o espaço por excelência do Crisfal, que deverá funcionar "por enquanto apenas às sextas e sábados", já que "um dos grandes públicos alvos da discoteca, os estudantes, vão entrar de férias ou estão em exames", explica Alexandra Sequeira, proprietária, adiantando que mesmo assim Portalegre vai ter no Crisfal um espaço de dança durante toda a semana. Isto porque a funcionar no primeiro piso do edifício todos os dias, excepto ao Domingo, vai estar o Café Crisfal, que tem também uma pista de dança para servir de pista secundária nas noites de discoteca. A proprietária Alexandra Sequeira conta que "a ideia é ter o Café a funcionar durante o dia, abrindo às 11 da manhã, com refeições rápidas, com espaço de jogos e também de Internet". Um Café a ocupar o local onde antes estava o primeiro balcão e o bar do Cine Teatro e que deu o mote à decoração. A pegar na temática do cinema, a proprietária, ela mesma responsável por toda a decoração do novo Crisfal, explica que decidiu "aproveitar esse tema para decorar o Café Crisfal", utilizando mesmo alguns objectos, como antigas máquinas de projecção, bobines, cartazes, para o fazer.

Alvo de alguns "atrasos"


A discoteca Crisfal, segundo contou Alexandra Sequeira ao FN em Novembro do ano passado, estava pensada para abrir logo no início do ano corrente. Contudo, "devido a burocracias" e algumas adequações à lei "no que diz respeito a acessos para paraplégicos" e condições para os funcionários, a abertura do espaço tem-se arrastado por alguns meses. A proprietária conta que foi necessária a aquisição de uma cadeira elevatória para deficientes motores e também a construção de uns chuveiros para os funcionários. No entanto Alexandra Sequeira não deixa de frisar que "em termos de segurança, em termos de saídas de emergência, esta é provavelmente uma das discotecas mais bem preparadas do País", bem como a nível do vasto espaço físico do edifício que faz do Crisfal "uma das maiores discotecas nocturnas". Um projecto ambicioso a que já desde o início da sua construção a proprietária atribuiu um objectivo. A intenção de "revolucionar a cidade e dar um pouco mais de glamour à noite de Portalegre".

terça-feira, maio 08, 2007

Banco Alimentar de Portalegre

Ocupado com a actualização do blog da PACIA não tenho aqui colocado nada. Passem por www.paciabap.blogspot.com e vejam como se consegue recolher 25 toneladas de alimentos num Distrito como o de Portalegre.
É um orgulho pertencer a esta equipa!

quinta-feira, maio 03, 2007

1.ª Campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar de Portalegre

in banco alimentar contra a fome de portalegre

Nos dias 5 e 6 de Maio próximos, os Bancos Alimentares Contra a Fome levam a cabo uma nova campanha de recolha de alimentos em 813 estabelecimentos comerciais localizados nas zonas de Aveiro, Abrantes, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Porto, Setúbal, S. Miguel, Caldas da Rainha⁄Óbidos e, pela primeira vez, Algarve e Portalegre.

Na zona de actuação do Banco Alimentar Contra a Fome de Portalegre que inicia actividade com esta Campanha de Recolha, esta campanha mobilizará aproximadamente 200 voluntários, que recolherão as contribuições efectuadas em 38 estabelecimentos comerciais. Os bens alimentares serão posteriormente encaminhados para o armazém de Portalegre (antigos Lanifícios Fino's) onde se procederá ao respectivo armazenamento. O produto da campanha, ainda com recurso ao voluntariado, será distribuído localmente.

Numa 1ª fase, o Banco Alimentar de Portalegre vai entregar alimentos a 40 Instituições de Solidariedade Social, que os entregarão a cerca de 1.900 famílias, num total de 6.650 pessoas carenciadas. Esta distribuição será feita através de refeições ou da entrega de cabazes alimentares.
A Câmara Municipal de Portalegre, muito empenhada na mobilização da sociedade civil na luta pela inclusão, tem prestado um apoio fundamental à actividade

Para aderir a esta campanha basta aceitar um saco de plástico entregue pelos voluntários do Banco Alimentar Contra a Fome devidamente identificados (localizados à entrada de cada um dos estabelecimentos comerciais), colocando no seu interior bens alimentares de preferência não perecíveis, tais como leite, conservas, azeite, bolachas, açúcar, farinha, massas, óleo, etc.

O Banco Alimentar contra a Fome de Portalegre apela assim, mais uma vez, à solidariedade generosa de todos para minorar as carências alimentares com que se debatem ainda muitos portugueses da sua zona de intervenção.

Para mais informações contactar ba.portalegre@bancoalimentar.pt ou visitar http://www.portalegre.bancoalimentar.pt/

Remodelação do antigo Quartel do Trem – fase III

É bom ver os nossos projectos transformarem-se em realidade e perceber que estamos a contribuir para a preservação e uso de espaços de grande importância patrimonial. O meu objectivo era intervir num Quartel do Século XVIII adaptando os seus espaços para serem usados pelo Escola Superior Agrária de Elvas como equipamento polivalente. Nele estão agora instalados uma Biblioteca, laboratórios, salas de aulas, serviços administrativos, auditórios, zonas de exposições e todas as outras valências necessárias ao funcionamento da Escola. Intervir de forma a respeitar o existente, não gastando muitos recursos e garantindo um resultado de acordo com as necessidades é sempre uma tarefa complexa. A recuperação de edifícios antigos é muito aliciante e esta dimensão e visibilidade poderia conduzir-nos a soluções mais profundas e com outro tipo de resultados. Resisti a essa tentação e o resultado é simplesmente pouco mais do que existia antes.

Acho que no fundo gosto de trabalhar com pouco dinheiro e intervir fazendo com que quase pareça que não passámos por lá e conseguindo bons resultados é muito interessante em termos projectais.

texto e imagens a seguir da M.Carmo em www.ipportalegre.pt

No início do próximo ano lectivo, a Escola Superior Agrária de Elvas vai ter em funcionamento as novas alas remodeladas do antigo Quartel do Trem. A terceira fase da empreitada de remodelação do edifício está concluída. Múltiplos e amplos espaços para a actividade lectiva; um auditório; laboratórios; uma sala para exposições; gabinetes para docentes; áreas de estudo e de convívio/bar, entre outras, vêm colmatar algumas lacunas que se faziam sentir, desde a criação da Escola.Estão reunidas as condições físicas para incrementar a prestação de serviços à comunidade, nomeadamente ao nível do atendimento veterinário. É também intenção do Instituto Politécnico de Portalegre que o antigo Quartel do Trem acolha um centro de pós-graduações. A ocupação dos novos espaços deverá acontecer, gradualmente, nos próximos meses. A curto prazo, será instalado um posto de transformação energética e equipado o auditório.