quinta-feira, maio 03, 2007

Remodelação do antigo Quartel do Trem – fase III

É bom ver os nossos projectos transformarem-se em realidade e perceber que estamos a contribuir para a preservação e uso de espaços de grande importância patrimonial. O meu objectivo era intervir num Quartel do Século XVIII adaptando os seus espaços para serem usados pelo Escola Superior Agrária de Elvas como equipamento polivalente. Nele estão agora instalados uma Biblioteca, laboratórios, salas de aulas, serviços administrativos, auditórios, zonas de exposições e todas as outras valências necessárias ao funcionamento da Escola. Intervir de forma a respeitar o existente, não gastando muitos recursos e garantindo um resultado de acordo com as necessidades é sempre uma tarefa complexa. A recuperação de edifícios antigos é muito aliciante e esta dimensão e visibilidade poderia conduzir-nos a soluções mais profundas e com outro tipo de resultados. Resisti a essa tentação e o resultado é simplesmente pouco mais do que existia antes.

Acho que no fundo gosto de trabalhar com pouco dinheiro e intervir fazendo com que quase pareça que não passámos por lá e conseguindo bons resultados é muito interessante em termos projectais.

texto e imagens a seguir da M.Carmo em www.ipportalegre.pt

No início do próximo ano lectivo, a Escola Superior Agrária de Elvas vai ter em funcionamento as novas alas remodeladas do antigo Quartel do Trem. A terceira fase da empreitada de remodelação do edifício está concluída. Múltiplos e amplos espaços para a actividade lectiva; um auditório; laboratórios; uma sala para exposições; gabinetes para docentes; áreas de estudo e de convívio/bar, entre outras, vêm colmatar algumas lacunas que se faziam sentir, desde a criação da Escola.Estão reunidas as condições físicas para incrementar a prestação de serviços à comunidade, nomeadamente ao nível do atendimento veterinário. É também intenção do Instituto Politécnico de Portalegre que o antigo Quartel do Trem acolha um centro de pós-graduações. A ocupação dos novos espaços deverá acontecer, gradualmente, nos próximos meses. A curto prazo, será instalado um posto de transformação energética e equipado o auditório.



1 comentário:

Anónimo disse...

è muito bonito!!