Já há algum tempo que partilho a minha Internet via WI-FI com uma comunidade Internacional de utilizadores (www.fon.com/pt) e tenho acesso à Internet desses utilizadores em todo o mundo, è um sistema interessante que nos permite ter Internet em muitos locais. Em Portalegre a comunidade é ainda muito pequena e não se compara a outras que até se tornaram cidades FONERA. Málaga é um exemplo onde toda a comunidade, incluindo as grandes instituições, se juntou ao movimento de partilha de Internet, em Portugal ainda não existe nenhum local assim. (http://www.fon-city.com/)
Os alunos das escolas Portugueses têm hoje acesso à Internet de forma livre, ou deveriam ter, desde o pré-escolar até à Universidade, mas a grande lacuna aparece nos locais públicos, cafés, restaurantes, jardins, ruas e outras instituições. De acordo com o site do Jornal Público (http://static.publico.clix.pt/infografia/hotspots/) o Distrito de Portalegre è o único onde não existem hotspots grátis. A cidade do Jogos electrónicos é Info-excluída e torna-se assim pouco atractiva, nesta matéria, para os turistas mais exigentes e para os nativos mais internéticos. Julgo que estava na hora de algo ser feito e poderia começar-se pela população até se conseguir convencer as instituições. Porque não ser Portalegre a primeira FonCity Portuguesa?
partilhado com o forum Portalegre, capital do Norte Alentejano
1 comentário:
Viva. Excelente nota.
Dou-lhe a conhecer o projecto Free Wi-Fi Portugal, que pretende fazer a identificação dos locais com acesso grátis à internet http://freewifiportugal.com/
Convido-o a participar: souber de locais Free Wi-Fi, todas as sugestões são muito bem-vindas.
Confirmo o que diz, temos bastantes dificuldades em identificar locais em nessa cidade e arredores. Talvez o insight local ajude.
Cumprimentos
JN
Enviar um comentário