terça-feira, abril 03, 2007

Hotel de Portalegre demolido

O Hotel D. João III em Portalegre, que conta com mais de três décadas de utilização, vai ser demolido após a construção de uma nova unidade hoteleira na cidade. No lugar do velho hotel será construído um edifício vocacionado para a habitação, escritórios, comércio e com um parque de estacionamento subterrâneo.

O proprietário da empresa hoteleira, Sanchez Jorge, adiantou ao CM que a nova unidade, denominada Hotel São Mamede, será construída nos próximos 14 meses perto do parque do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre.

Com um investimento de cinco milhões de euros, o novo hotel terá 88 quartos e duas suites, spa, piscina, salas de congressos e restaurante. Vai manter os vinte trabalhadores do Hotel D. João e criar 15 novos postos de trabalho.

Parece ser esta a única solução para o nosso hotel. Entre a simples manutenção deste hotel ou a sua demolição para construção de um novo eu opto pela sua demolição mas embora o balanço seja positivo parece-me que Portalegre perde ao ficar sem um único hotel no centro da cidade. O novo hotel a ser construído junto da zona industrial insere-se noutro tipo de estabelecimentos que embora seja necessário e muito relevante para o nosso turismo afasta o centro da cidade para sul. Outras opções poderiam ser pensadas pois estas, aliadas ao novo centro comercial e ao alargamento do perímetro urbano para sul vai esvaziar o centro da cidade. Se a tudo isto juntar-mos o repovoamento do centro histórico com habitação social estamos a alterar profundamente a estrutura organizacional da cidade o que se vai sentir a muito curto prazo. Estas opções aparentemente simples, numa cidade pequena como Portalegre, são de estrema importância e muito relevantes para o nosso futuro. É bom pensar antes quais são os objectivos para delinear estratégias coerentes e acertadas, o que me falta talvez é conhecê-los para entender o que está a ser feito.

Sem comentários: